Como Formar um Leitor?

Existe coisa mais divertida que ler? Magia, fantasia e imaginação são apenas alguns dos elementos presentes nesses momentos, muitas vezes inesquecíveis. Porque então, as escolas formam tão poucos leitores e o gosto pelos livros ainda é uma raridade em nosso país?







Qual o contexto desse problema?

Os estudos apontam que o vilão dessa história é sempre o mesmo: misturar a literatura com atividades didáticas. Com razão, os estudantes não gostam quando precisam fazer resumos ou preencher fichas após a leitura de um texto.
Afinal, se a leitura deve provocar prazer e fruição, não há sentido em exigir tarefas que não tenham relação com isso. Estimular as múltiplas interpretações dos alunos privilegiando a construção de sentidos para os textos, estabelecendo relações com a realidade dos alunos e seus conhecimentos prévios e promovendo a construção de seu conhecimento por meio de atividades problematizadoras, deveria ser o objetivo da leitura.















Entrevista com alunos sobre a leitura


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OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE LEITURA


Foram entrevistados um total de 45 alunos de 02 escolas públicas e 01 da rede privada.

O resultado da pesquisa aponta para a falta de gosto pela leitura entre os estudantes e que essa poderá tornar-se interessante desde que o aluno possa escolher o que vai ser lido. Outro fator fundamental para que a leitura possa proporcionar prazer, segundo os estudantes, é de que, não tenham que ser avaliados sobre o que leram. De acordo com a pesquisa, a escolha dos temas de leitura deve atender ao interesse dos alunos e leitura conjunta de professor e aluno pode ser relevante para se formar um leitor.
Baseando-se nos dados obtidos na pesquisa, o professor não pode mais fechar os olhos para o grave problema da leitura na formação do leitor. Este deve perceber que a leitura não pode servir de pretexto para ensinar conteúdos descontextualizados e sem significação para o aluno. Deve, sim, buscar alternativas que possibilitem o entrelaçamento da prática de abordar a leitura como forma de promover a libertação do aluno/leitor e possa despertar nele a motivação, a criatividade, a imaginação e a produção de sentidos através da interação deste com o texto. Para isso, a leitura selecionada deve ser instigante e ter relevância para o aluno/leitor.

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