Como Formar um Leitor?

Existe coisa mais divertida que ler? Magia, fantasia e imaginação são apenas alguns dos elementos presentes nesses momentos, muitas vezes inesquecíveis. Porque então, as escolas formam tão poucos leitores e o gosto pelos livros ainda é uma raridade em nosso país?







Qual o contexto desse problema?

Os estudos apontam que o vilão dessa história é sempre o mesmo: misturar a literatura com atividades didáticas. Com razão, os estudantes não gostam quando precisam fazer resumos ou preencher fichas após a leitura de um texto.
Afinal, se a leitura deve provocar prazer e fruição, não há sentido em exigir tarefas que não tenham relação com isso. Estimular as múltiplas interpretações dos alunos privilegiando a construção de sentidos para os textos, estabelecendo relações com a realidade dos alunos e seus conhecimentos prévios e promovendo a construção de seu conhecimento por meio de atividades problematizadoras, deveria ser o objetivo da leitura.















Experiência de sucesso...


.



Na Escola Municipal Jardel Hottz, localizada no Município de Nova Friburgo-RJ, os alunos são incentivados a freqüentarem a biblioteca com freqüência. Uma vez na semana os alunos têm acesso ao acervo de livros, que foram catalogados de acordo com o nível de leitura.
Segundo a Diretora Adriana da Rocha, muitos foram os apoiadores nesta caminhada – uma enorme gama de editoras, escolas particulares (em especial o Externato Santa Ignez), professores e comunidade – mas a parceria estabelecida com o Banco Itaú foi de fundamental importância para a realização de nosso sonho: proporcionar aos nossos alunos um maior acesso à leitura. Com o número de livros recebidos pelo Banco Itaú – quase 150 exemplares e uma linda estante móvel – a escola disponibilizou o empréstimo dos livros, tornando possível para as crianças e adolescentes da unidade escolar desfrutar da leitura em casa, compartilhando com suas famílias todo o aprendizado que um bom livro pode oferecer.
Nossa escola está em festa!
Ficou curioso? Acesse o blog da escola e conheça um pouco mais do trabalho desenvolvido com intuito de incentivar a leitura dentro da escola.
http://jardelhottz.blogspot.com/

Your Reply